Foi com bandeirinhas, cheiro de milho verde no ar, muita sanfona e a praça Carlos Luz lotada que a Regional Riacho recebeu nesta sexta-feira (25/7), o Arraiá de Contagem 2025, com direito à apresentação do grupo de quadrilha, barraquinhas da Economia Solidária (Ecosol) e a presença de diversas famílias para celebrar a cultura popular, valorizar as tradições, fomentar a economia solidária e promover o encontro.
A Quadrilha Chic Chic foi responsável pela principal apresentação da noite, e encantou o público com os figurinos coloridos e as coreografias animadas. A prefeita de Contagem, Marília Campos, esteve presente na festa e destacou a importância do evento. “Nós realizamos essa festa em todas as regionais, pois é um verdadeiro resgate da cultura, da tradição, e é uma oportunidade imensa pra gente poder se encontrar com a cidade. Tudo isso porque a gente quer se encontrar com as pessoas e fazer um resgate dessa festa tão tradicional em todo o Brasil”, afirmou.
O subsecretário de cultura, Gilvan Rodrigues, falou sobre a importância de manter viva a cultura das festas juninas em todas as regionais da cidade. "É bom demais ver a galera dançando, comendo, se divertindo com a família e os amigos. Isso mostra que, quando a gestão municipal leva isso para todas as regionais, está dizendo: cultura é para todos, tem que estar na rua, perto das pessoas", destacou.
Durante a festa, o público pode visitar as barraquinhas da Economia Solidária (Ecosol), que vendiam artesanatos e uma variedade de pratos: macarrão, tropeiro, milho, churrasquinho, pastel entre outros produtos. Quem passou por elas pode consumir e ainda apoiar pequenos empreendedores locais. A barraca de drinks não parou por um minuto. “A festa está boa, bem movimentada e o povo tá comprando bem, tá tudo saindo”, contou a empreendedora Lilian Santos.
A estudante Luciana Soares, moradora do bairro Novo Riacho, participa todos os anos. “Eu venho todo ano e acho incrível a Prefeitura trazer essa festa pra perto da gente, é lindo poder ver a quadrilha, os vestidos deles e as coreografias”.
A dona de casa Sinhá Ferreira, do bairro Riacho das Pedras, levou os netos para aproveitar a noite e se emocionou ao ver a quadrilha. “Eu dançava quadrilha quando era jovem e ver isso hoje me dá uma alegria enorme, todos os anos eu venho, acho muito bom que essa tradição continua viva”, disse.
Um dos momentos mais esperados pelo público, era o show da cantora Poliana Lins, que precisou ser cancelado por causa de uma forte chuva que se iniciou logo após a apresentação da Quadrilha Chic Chic. “Infelizmente, a chuva nos pegou de surpresa e tivemos que encerrar o evento mais cedo. Mas, quero agradecer de coração a cada morador e moradora que enfrentou o tempo, esteve presente e compartilhou conosco esse momento de celebração da cultura popular”, reforçou Marília Campos.
O encerramento do Arraiá de Contagem 2025 será na Regional Ressaca neste sábado (26/7)
A edição de 2025 do “Arraiá de Contagem” já passou pelas sete regionais administrativas da cidade e reuniu moradores e visitantes com shows musicais, apresentações de quadrilhas, espaços instagramáveis para fotos e barracas da EcoSol. Para encerrar a festança, será a vez da regional Ressaca, que recebe neste sábado (26/7), a festa na Praça do Divino, na avenida João Gomes Cardoso, 2368 - bairro Jardim Laguna.
Veja aqui a galeria de fotos.